NINÁ REBOUÇAS DE MACEDO , natural de Assu –RN, nascida no dia 25 de abril de 1947, irmã mais velha de três irmãos, ela se manteve na terra dos poetas até concluir o ginásio. Após essa fase dos estudos ela se mudou para Mossoró em 1964, onde se matriculou no Colégio Diocesano Santa Luzia. Em seguida ingressou na Escola Normal, onde conheceu o marido Elviro do Carmo Rebouças, empresário e ex-vereador
Ao concluir o magistério, Niná foi aprovada em um concurso realizado em 1967. Isso a fez retornar a Assu onde lecionou até 1972, quando foi aprovada no vestibular da FURRN - Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, atual Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) no curso de Letras.
No período em que lecionou na cidade de origem, ela deu aulas a Irmã Lindalva, que na condição de mártir pode se tornar santa em processo de canonização que está em curso.
Ao concluir o curso de Letras, Niná também se formou em Pedagogia. Ela também foi professora da Faculdade de Letras da Uern até se mudar para Areia Branca, onde dirigiu a Escola Normal. Niná ainda morou em Caicó.
Ao retornar a Mossoró, a educadora assumiu a direção da Escola Estadual Felício de Moura. Na segunda gestão de José Agripino (DEM) à frente do Governo do Estado, Niná dirigiu o 11º Nure, atual Dired.
Quando Rosalba Ciarlini (DEM) foi eleita pela segunda vez prefeita de Mossoró, em 1996, convidou Niná para assumir a Secretaria Municipal de Educação. Ela se manteve na função também na terceira e última gestão da atual candidata ao Governo do Estado, mas na condição de gerente executiva. Quando a prefeita Fafá Rosado (DEM) assumiu o primeiro mandato, em 2005, manteve a auxiliar da antecessora.
Sempre atuando nos bastidores, Niná decidiu entrar na política apesar da resistência do marido. Ela deixou o governo municipal em março de 2008 para ser candidata a vereador.
A candidatura foi bem sucedida. Ao receber 3.938 votos ela foi a segunda mais votada naquele pleito de 5 de outubro de 2008.
Na definição da mesa diretora, Niná foi escolhida primeira-secretária. Como vereadora, ela se destacou ao encampar a luta pela instalação de câmeras de segurança no centro da cidade de Mossoró e pelo projeto que criou o Conselho de Ética da Câmara Municipal em um momento em que os ânimos na Casa estavam acirrados entre oposição e situação. No primeiro semestre de 2009, ela foi a parlamentar que apresentou o maior número de propostas.
Niná Rebouças faleceu em Natal no dia 15 de setembro de 2010 (quarta-feira) ,deixou marido, uma filha e dois netos. Manoel Bezerra (DEM) assume o mandato dela.
FONTE JORNAL O MOSSOROENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário